segunda-feira, 21 de abril de 2008

José Alencar critica juros e diz que Lula erra na política monetária

O presidente da República em exercício, José Alencar, afirmou neta segunda-feira em Ouro Preto (MG), no evento de entrega da medalha da Inconfidência - considerada a mais alta e importante condecoração concedida pelo governo do Estado de Minas -, que a alta da taxa básica de juros promovida na semana passada pelo Banco Central foi desnecessária. Segundo Alencar, o Brasil precisa chegar à média praticada pelo resto do mundo desenvolvido.

"A rubrica mais pesada do orçamento de despesa da União é a rubrica relativa aos juros com que nós rolamos nossa dívida, e esses juros hoje, do ponto de vista real, são seis vezes superiores à taxa básica média real do mundo. E o Brasil é um país de primeiro mundo, não pode ser tratado dessa maneira", afirmou Alencar.

"Os juros têm que cair para padrão de mercado internacional. Isso, do ponto de vista nominal, seria no máximo uns 5%, porque a taxa básica real média do mundo é menos de 1%."

Na última quarta-feira, o BC surpreendeu a maioria dos analistas do mercado financeiro ao aumentar a taxa Selic de 11,25% para 11,75% ao ano. A maioria dos economistas esperava um aumento menor, de 0,25 ponto percentual. O BC, no entanto, afirmou por meio de nota que optou por "realizar, de imediato, parte relevante do movimento [de aumento] da taxa básica de juros" para reduzir o risco inflacionário.

Para José Alencar, o patamar "ideal" ainda está longe de ser alcançado. Apesar de elogiar Lula, Alencar afirmou que o presidente erra ao conduzir a política monetária. "As coisas não são fáceis. Eu acho que um esforço muito grande tem sido feito. O presidente Lula tem dado um exemplo de trabalho inigualável. Inclusive no campo das relações internacionais. (...) O presidente é referendado como um homem sério e de absoluta segurança no trato da coisa pública e das questões ligadas à economia. O único erro que eu acho e bato contra é a política monetária." Folha On Line

Comentário: Como essa gente bate cabeça. Alguém pode explicar onde é que nós erramos?

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

NANCY disse...

orei e pedi a jesus que intercedesse junto ao PAI por a cura e libertação durante treze dias de meu querido amigo Jose de Alencar e ELE ME OUVIU OBRIGADA JESUS