quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sujou: PF prende conselheiro do BNDES em ação contra fraude

O advogado Ricardo Tosto de Oliveira Carvalho, membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi preso hoje por agentes da Polícia Federal em São Paulo, durante a Operação Santa Teresa, cujo objetivo é desmantelar uma quadrilha acusada de tráfico de mulheres, exploração sexual e fraudes ao BNDES. A assessoria de imprensa do advogado confirmou que Tosto, sócio-fundador do escritório de advocacia Lopes, Tosto e Barros, foi detido pela PF, mas disse ainda não saber os motivos e garantiu que irá se pronunciar assim que receber mais informações sobre o caso.

O advogado e mais oito pessoas foram presas durante a operação deflagrada pela PF, na capital e no interior de São Paulo, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que, além de praticar crimes de tráfico local e internacional de mulheres e explorar atividade de prostituição, participava de fraudes na concessão de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Pelo menos dois financiamentos concedidos pelo BNDES neste ano, segundo a PF, são objeto de fraude. Um deles, de R$ 130 milhões, foi concedido a uma prefeitura do Estado de São Paulo e outro, de cerca de R$ 220 milhões, a uma grande empresa do ramo varejista. A quadrilha desviava 4% dos valores de cada financiamento. As investigações indicam também evidências de práticas de licitações fraudulentas em pelo menos duas prefeituras paulistas, versando sobre a distribuição de obras por estas municipalidades.

Tosto é um dos principais advogados do País, com atuação na área criminal, cível, trabalhista, tributário e eleitoral. Entre seus principais clientes estão o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e a empresa de propriedade da família do político, a Eucatex, atualmente em recuperação judicial. Também foram assessoradas por Tosto empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional, Avon, Alcatel, BankBoston, Companhia Brasileira de Alumínio, Santher, Grupo Eucatex, Grupo Alusa, Grupo Schahin e Queiroz Galvão. Agência Estado
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: