terça-feira, 17 de junho de 2008

Para Tarso, Forças Armadas 'não são aptas' para combater a criminalidade

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta terça-feira (17) em Brasília que o caso envolvendo a morte de três jovens no Rio de Janeiro com participação indireta de 11 militares do Exército comprova que as Forças Armadas não têm condições de ajudar no combate à criminalidade nas grandes cidades.

"Isso só comprova a visão do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] e majoritária da sociedade de que as Forças Armadas não são aptas para fazer o trabalho de segurança pública", salientou o ministro da Justiça, ao chegar ao evento de posse de três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na sede do órgão.

Ele lembrou que os militares não estavam cumprindo funções de segurança mas, sim, "dando proteção para os trabalhadores" dentro da favela. O ministro comentou que o envolvimento de militares na morte dos três jovens tem uma "sinalização negativa" para as Forças Armadas e que tem certeza de que os militares tomarão todas as medidas necessárias para punir os responsáveis.

Desculpas

No começo da tarde desta terça, o comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Mauro César Cide, pediu desculpas a um grupo de moradores do Morro da Providência, local onde moravam os três jovens encontrados mortos num lixão da Baixada Fluminense, no fim de semana, depois de serem detidos por um grupo de 11 militares do Exército. O general comanda as tropas que estão trabalhando no morro.

A reunião entre os militares e os sete moradores – incluindo parentes dos três mortos – foi no quartel do batalhão, no bairro do Santo Cristo, na região central da cidade, e que fica próximo aos morros da Providência e da Mineira, onde as vítimas teriam sido entregues aos integrantes de uma facção de traficantes.

Do lado de fora do quartel, pouco antes da reunião, um manifestante tirou a roupa em sinal de protesto. Ele afirmou ter sido abordado por um militar, que teria perguntado se portava alguma arma. A Presidente da Associação de Moradores da comunidade, Vera Melo, no entanto, disse que o homem que tirou a roupa, identificado como Nelson, não mora no Morro da Providência e não representa a comunidade formalmente.

O general informou que a decisão de permanecer ou não morro deverá ser tomada pelo Ministério da Defesa nas próximas horas. Ele disse que a prioridade, no momento, é terminar 20 casas que estão destelhadas, mas depende de uma decisão a ser tomada em Brasília ou, no Rio, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Os operários que trabalham no morro já manifestaram a intenção de concluir as obras desde que os militares se retirem do Morro da Providência, onde o Ministério da Cidade desenvolve um projeto chamado Cimento Social, que tem como inspirador o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Os parentes das vítimas estavam acompanhadas de advogados que se mostraram dispostos a iniciar ações de pedido de indenização à União.

A polícia investiga se as vítimas chegaram a ser levadas para o quartel antes do crime. Portal G1
Share/Save/Bookmark

3 comentários:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

Did you know that USA and Europe blocked Wikileaks? What do you think about it?
Thank you

Anônimo disse...

comment3, claire forlani nude, 279872, julie benz naked, 3531, linda hogan nude, 143,