quinta-feira, 19 de junho de 2008

Crivella lamenta morte de jovens da Providência e Cabral chama militares acusados de marginais

O senador Marcelo Crivella (PRB) divulgou nota sobre os acontecimentos no Morro da Providência, que resultaram na morte de três jovens no último fim de semana. Militares do Exército teriam entregado três jovens do Morro da Previdência, ocupado pelas Forças Armadas, para traficantes de uma facção criminosa do Morro da Mineira, na manhã de sábado.

A presença de soldados do Exército no Morro da Providência foi justificada como uma forma de dar segurança aos trabalhadores do projeto Cimento Social, fruto de emenda do senador Marcelo Crivella (PRB), pré-candidato a prefeito do Rio. Crivella é do mesmo partido do vice-presidente José Alencar, que já ocupou o cargo de Ministro da Defesa no primeiro governo do presidente Lula. O projeto consiste na reforma de 780 casas e recebeu R$ 12 milhões do Ministério das Cidades. O senador lamentou a morte dos jovens. Leia a íntegra da nota.

Já o Comando Militar do Leste (CML), em nota distribuída na tarde desta segunda-feira, afirmou que "repudia, veementemente, qualquer desvio de conduta e qualquer ação fora da legalidade praticada por seus integrantes, inclusive no desenvolvimento de operações de segurança na área abrangida pelo acordo de cooperação firmado entre o Ministério das Cidades e o Ministério da Defesa, por intermédio do comando do Exército, no contexto do projeto Cimento Social".

Na mesma nota, foi informado que o Exército permanecerá realizando a segurança do pessoal, material e equipamentos empregados nas obras do Projeto Cimento Social, no Morro da Providência.

O governador Sérgio Cabral chamou de marginais os militares que teriam agido no Morro da Previdência. Cabral considerou o caso muito grave e disse que a Polícia Civil identificou e pediu à Justiça a prisão dos 11 militares . A declaração foi feita nesta segunda-feira, em Berlim, onde o governador está em missão oficial.

- A Polícia Civil atuou com firmeza no caso desses 11 marginais que não honraram a farda do Exército Brasileiro. Eles estão apenas travestidos com a farda, portanto devem ser tratados como criminosos. Temos que agir dentro da lei. Não é porque alguém tem a farda que deve ser protegido - afirmou Cabral.

Sérgio Cabral fez questão de ressaltar que a conduta desses militares nada tem a ver com o Exército Brasileiro. O governador afirmou que o Exército é uma instituição honrada que merece todo o apreço do povo. O Globo Online
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: