segunda-feira, 16 de junho de 2008

Óleo de peroba é pouco: Defesa pede habeas corpus para ex-prefeito de Juiz de Fora

A defesa do ex-prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani (PTB-MG), informou ter protocolado na tarde desta segunda-feira no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília, pedido de liberdade para o ex-prefeito, preso desde quinta-feira (12) acusado de envolvimento em um esquema de desvios de verbas públicas.

Em carta enviada à Câmara de Vereadores da cidade nesta manhã, Bejani renunciou ao cargo de prefeito. De acordo com o vereador Isauro José de Calais Filho (PMN-MG), que preside uma CPI na Casa para investigar as denúncias contra o ex-prefeito, Bejani afirma na carta que pede a renúncia para ter mais tempo para se defender.

O ex-prefeito foi preso pela Polícia Federal durante a operação De volta para Pasargada. A operação foi um desdobramento da operação Pasargada 1, deflagrada em abril e que também resultou em sua prisão. Bejani está preso na peninteciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a polícia, o objetivo da segunda operação foi comprovar a origem do dinheiro apreendido na casa de Bejani. Na primeira etapa da operação Pasargada, a PF apreendeu R$ 1,1 milhão em dinheiro na casa e no sítio do prefeito petebista, além de cinco armas, sendo uma de uso exclusivo das forças federais.

O advogado de Bejani, Marcelo Leonardo, nega o envolvimento de seu cliente no esquema de desvios. "A prisão dele é desnecessária, ele pode responder em liberdade, já que é pessoa primária, sem antecedentes."

Ele afirma que o processo deve continuar tramitando no STJ, mas ainda vai depender da análise dos juizes. "Até porque existem outras pessoas que foram denunciadas perante a Justiça Federal em Belo Horizonte, embora originalmente denunciadas no mesmo inquérito", afirmou o advogado. Folha Online
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: