segunda-feira, 10 de março de 2008

Torcidas organizadas terão que se cadastrar em SC

As torcidas organizadas dos clubes de Santa Catarina terão dez dias para efetuar um cadastro, de todos os seus integrantes, junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF). Uma identificação exclusiva deverá ser emitida pela entidade, sem a qual o torcedor estará proibido de entrar em estádios.

A medida faz parte de uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na tarde dehoje entre o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar e a própria FCF. A promotoria propôs o acordo após os incidentes registrados no dia 24 de fevereiro.

Na ocasião, o aposentado Ivo Costa, 62 anos, foi atingido por uma bomba caseira no Estádio Heriberto Hülse, durante a partida entre Criciúma e Avaí. Ele teve a mão direita decepada pelo artefato, e três jovens torcedores avaianos acabaram presos e acusados de tentativa de homicídio.

De acordo com o Ministério Público, o TAC tem o objetivo de evitar episódios semelhantes e facilitar a identificação de torcedores presentes nos estádios. Na reunião de hoje, ficou definido que membros de torcidas organizadas terão um espaço isolado nas arquibancadas, onde só será permitida a entrada de pessoas credenciadas.

O órgão realizou um inquérito civil para apurar as responsabilidades. Segundo os promotores, Fábio de Souza Trajano, Alexandre Herculano Abreu, Onofre Agostini e César Grubba, "as torcidas organizadas tumultuam a segurança pública nos estádios". Redação Terra
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: