domingo, 9 de março de 2008

"Fidel Castro está cheio de idéias", diz Chávez


O presidente venezuelano Hugo Chávez fez uma visita a seu amigo e mentor Fidel Castro no sábado, pela primeira vez desde que o líder cubano de 81 anos renunciou ao poder em fevereiro. Chávez disse que o encontrou feliz e cheio de idéias.

Chávez passou toda a manhã conversando com Fidel durante uma escala em Cuba depois de participar de cúpula de dirigentes latino-americanos realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. O encontro resultou em acordo entre a Colômbia e o Equador após tensões relacionadas a invasão de fronteira.

"Encontrei Fidel feliz, esplêndido e cheio de idéias, cheio de idéias profundas e sábias", disse Chávez à TV cubana.

Fidel, que não aparece em público desde que ficou doente em julho de 2006, foi substituído em 24 de fevereiro por seu irmão Raúl Castro, após quase meio século comandando o governo comunista cubano.

Chávez, que tem fornecido a Cuba petróleo a preços generosos, também se encontrou com Raúl Castro, ainda quando chegou a Havana na sexta-feira.

"Conversei por um logo período com Chávez. Somos irmãos", disse Fidel Castro em uma nota distribuída à imprensa pelo governo.

Fidel e Chávez acusaram os Estados Unidos de estar por trás da incursão da Colômbia em território equatoriano quando um líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi assassinado, gerando uma crise diplomática entre países da América Latina. Eles também disseram que a solução de paz significava uma "derrota para o imperialismo dos EUA". Reuters
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: