quinta-feira, 13 de março de 2008

PSDB começa a obstruir trabalhos legislativos

O PSDB passou a pedir vista de todas as proposições em pauta nas comissões técnicas do Senado. A informação é do líder do partido, senador Arthur Virgilio (AM), segundo o qual a operação foi iniciada nesta quarta-feira (12), quando o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu vista de todas as proposições em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

As Comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI) tiveram canceladas e adiadas para a próxima semana as reuniões marcadas para a manhã desta quinta-feira (13). Presidente da CI, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) nem abriu a reunião, por falta de quórum. Na CRE, o próprio líder Arthur Virgilio lá se encontrava para pedir vista dos processos de indicação de diplomatas para chefiar embaixadas no Marrocos, El Salvador e Polônia.

De acordo com o líder do PSDB, esse é o começo da obstrução que seu partido conduzirá a partir de agora, rompendo o bom relacionamento até então existente entre governo e oposição. Ele disse que instruiu os vice-líderes tucanos a pedirem vista de todas as proposições em exame nas comissões por eles integradas.

A decisão resultou da sessão plenária que, na madrugada de quarta-feira (12), garantiu a aprovação da medida provisória que criou a TV Brasil. Alegando que foi negada à oposição o direito de manifestar-se livremente em Plenário, o que propiciou a aprovação da matéria só com a presença da bancada do governo, Arthur Virgilio disse que a crise ali desencadeada foi boa para qualificar a ação do Parlamento.

- A partir de agora, é obstrução. Simplesmente queremos garantia de que nunca mais acontecerá uma sessão como a da madrugada de quarta-feira. Tomar cafezinho na sala do presidente para definir pauta de votações, não iremos mais. Não se verá tucano fazendo isso. Diálogo agora somente em Plenário e nas votações. Nas comissões, será pedida vista das matérias e, em Plenário, sistemática verificação de votação.

De acordo com Arthur Virgilio, a partir de agora, o governo terá de mobilizar sua base para aprovar medidas provisórias, porque encontrará no Senado uma trincheira encarniçada contra elas.

- Só teremos o diálogo do voto. O governo que ponha sua maioria em Plenário - afirmou o líder tucano.

O presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), cancelou a reunião do colegiado alegando falta de quórum. Mas fez o seguinte comentário ao deixar a sala:

- Tivemos uma semana atribulada. Talvez por isso tenha faltado quórum. A sessão da madrugada de quarta-feira foi muito triste. Mostrou que precisamos de mudanças. Vivíamos um momento de nuvens tranqüilas, mas temos que nos preparar para novos tempos. Agência Senado
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: