quinta-feira, 3 de julho de 2008

Negociações para encerrar greve de ônibus na Grande Florianópolis não avançam

As negociações entre trabalhadores e empresários do transporte coletivo da Grande Florianópolis não avançam. Representantes dos dois sindicatos estão reunidos no gabinete do prefeito da Capital, Dário Berger (PMDB), para tentar solucionar a paralisação de motoristas e cobradores de ônibus. A reunião começou às 14h15min.

O encontro é mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e conta com a presença do presidente do TRT, juiz Marcus Pina Mugnaini, do juiz da segunda vara do Trabalho de São José, Alexandre Luiz Ramos, de um representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de alguns vereadores do município.

As autoridades, que saem da reunião para eventuais compromissos, não estão otimistas e disseram que o ponto crítico das negociações é o novo reajuste salarial exigido pelos trabalhadores.

A paralisação dos motoristas e cobradores já chega a 34 horas.

Liminar exige 70% da frota de ônibus na rua

Há cerca de duas semanas, durante as negociações, o TRT expediu ordem judicial determinando que sindicatos patronais e de trabalhadores mantenham 70% da frota funcionando nos horários de pico (5h30min às 9h e 17h30min às 20h30min) e 30% nos demais horários por cada linha de transporte.

A multa pelo descumprimento da decisão é de R$ 20 mil por dia, que deve ser executada a partir de ação a ser movida pelo MPT. DC Online
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: