sexta-feira, 7 de novembro de 2008

TV de alta definição. Cuidado na compra!

Dia 05 a RBS fez um festerê de atrapalhar o trânsito no largo Glênio Peres, defronte à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para inaugurar, de brincadeirinha, as transmissões em alta definição ou alta resolução, como queiram, da RBS-TV.

Foi uma inauguração antecipada. As transmissões logo voltaram a ser analógicas. Alta definição só em2009. Para dar tempo aos telespectadores de adquirirem os conversores – segundo Lasier Martins, no Jornal do Almoço.

Valendo-me de um gancho do Cesar Valente, de alguns dias, entro de novo no assunto, que já tratei aqui há algum tempo.

O problema é que os conversores não permitirão que você veja tevê em alta resolução. Mesmo em aparelho com entrada digital. Sinal digital e sinal de alta resolução são coisas diversas. O conversor vai converter o sinal da RBS em analógico, para que você possa sintonizá-la. Apenas aparelhos modernos, com entrada HDMI, admitem transmissão de alta definição.

Se você quiser se aprofundar no assunto, entre, por favor, no Adendos onde, em 10/12/2007, postei artigo de Alamar Régis Carvalho, Analista de Sistemas e Escritor, em que esmiúça o assunto com clareza e objetividade. O artigo foi postado em três partes por limitação de caracteres do servidor. Talvez esteja um pouco desatualizado, mas no geral é válido. E a época (proximidade do Natal), adequada.

Se você tem pressa, acesse logo a parte III, bastante esclarecedora. Há ilustrações para você identificar os conectores que deverão ser utilizados, se adquirir o conversor. Mas não adquira este sem ler o artigo.

Ou melhor. Se você quiser receber a transmissão nova da RBS e, aos poucos, de outras emissoras, vai ter que comprá-lo. Quando pararem as transmissões analógicas, quem não tiver o conversor vai ficar a ver navios, desde que eles passem pelas telas apagadas de sua tevê. Aí o grande golpe. Alguém vai lucrar com isto, tanto com a venda de conversores como com a de novos aparelhos de tevê com entrada HDMI.

Mas, definitivamente, não vá à loja comprar uma televisão sem se informar se ela tem entrada específica para sinal de alta resolução. Apenas digital, repito, não adianta! Você continuará a ver sem alta resolução.

A diferença é sensível, mas a evolução dos aparelhos atuais, nos últimos anos, foi além das expectativas. Lembram das transmissões em branco e preto? Lembro porque sou da época e só comprei a minha em cores em 1977.

A imagem melhorou muito, desde então. Mas o lucro é a locomotiva do mundo e resolveram mudar o padrão de sinal para que as grandes empresas tirem suas casquinhas. Ou casconas.

Porque, para ver as idiotices do Pânico, os ladridos dos repórteres da Record, as telenovelas da Globo, as pregações da Band, e outras inutilidades, o sinal analógico está especial de bom, como dizem por aqui. Nem precisava tanto. Em branco e preto já seria suficiente.

Talvez valha para ver filmes. Mas eu, por exemplo, detesto as dublagens. E se você é assinante da Sky lembre: o sinal que ela transmite, por enquanto, é digital, mas não de alta resolução.

Para os que babam vendo o estradista Lula fazendo seus comícios diários talvez perceba alguns – nem todos – os perdigotos que ele solta em abundância. Para isto, talvez, a televisão de alta definição sirva. Não para mais.

Mudará a forma, mas o conteúdo permanecerá o mesmo, vazio e fútil.

Como eu disse aqui, outro dia, já que torpedeamos a Ética preservemos, pelo menos, a Estética, no que é possível preservar. Este é, para mim, o objetivo final, algo assim como dourar a pílula.

As futilidades ficarão mais lindas em alta definição...

Jus Sperniandi - Ilton C. Dellandréa


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: