quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lula se reúne com peemedebistas para discutir disputa à presidência do Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na tarde desta quarta-feira com os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), e peemedebistas para discutir a sucessão à vaga de Garibaldi Alves (PMDB-RN) na presidência do Senado.

Interlocutores de Lula informaram que a idéia é tentar convencer o PMDB a apoiar o nome do senador Tião Viana (PT-AC), abrindo mão do desejo de manter a cadeira entre peemedebistas.

O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) será um dos articuladores das negociações. Cauteloso, ele evitou antecipar os resultados da reunião. "O desenho político é que se tenha o PMDB aqui [na Câmara] e o PT lá [no Senado]. Esse é o desenho político, precisamos adequá-lo ao real", afirmou.

Apontado como candidato do PMDB à presidência do Senado, o senador José Sarney (AP) tenta se esquivar do debate. Segundo ele, o imbróglio deve ser resolvido entre os líderes partidários. Oficialmente, Sarney negou interesse na disputa. "Eu já cumpri a missão. É uma decisão pessoal [não disputar as eleições para a presidência no Senado]", disse.

Nos bastidores, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Roseana Sarney articulam em favor de Sarney. O ex-presidente da República e do Senado informou que não quer enfrentar disputa com outros nomes, só aceita concorrer às eleições para a presidência do Senado se for candidato único.

Paralelamente, o PT não admite abrir mão da candidatura de Viana. Na semana passada, houve um jantar oficializando a candidatura do petista. Integrantes da base aliada reconhecem que a falta de consenso divide os senadores que apóiam o governo federal.

Apesar de a eleição para a Mesa Diretora do Senado ser realizada secretamente e por cédula, os parlamentares afirmam que há um constrangimento em torno da disputa, uma vez que a tradição orienta para que se busque um acordo em torno de um único nome. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: