quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Papanicolau – O que é isso?

Papanicolau ou citologia cervical é o exame preventivo do câncer do colo uterino. O nome origina-se do médico greco-americano Georgios Papanicolaou (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual activa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após 3 exames anuais consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor frequencia, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até a cada 3 anos, de acordo com a análise do médico, porém mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetenmdo ao exame anual.

Consiste basicamente na colheita de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posterioremente por patologista ao microscópico. É citológico, examina a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical.

A displasia que se desenvolve deve-se a uma infecção causada pelo vírus que se designa Papiloma Vírus Humano (HVP). Este vírus altera de tal forma as células que se podem formar tumores benignos ou mesmo malignos.

Atualmente já existe uma vacina para conter para este vírus. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis ou o condiloma, uma afecção que pode levar a uma doença maligna. O teste é um exame de triagem. Desta maneira não define diagnósticos definitivos, mas levanta suspeitas. É necessária a confirmação por outros métodos.

O exame citológico é simples, mas não é indolor e é oferecido gratuitamente pelo sistema público de saúde em qualquer unidade básica do Sistema Único de Saúde e também em todas as faculdades de Medicina do Brasil, porém algumas mulheres ainda deixam de se submeter por medo, desinformação ou vergonha. Jornal da Medicina


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

bom eu menor de idade e nunca fiz o exame porque sou menor e nos posto de saúde menor tem q ter o acopanhamento da mae ou responsavel
e minha mae nao quer mi acompanhar nosso relacionamento nao e bom...
e eu quero faser o exame quero me cuidar...