sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A Rádio CBN/Diário de Florianópolis não sabe o que é interatividade

É no mínimo engraçado.

Vivendo em plena era da informática e da informação em tempo real, os apresentadores da Rádio CBN/Diário (com exceção do estimado Mário Motta), não sabem o que significa a palavra INTERATIVIDADE, muito menos aplicá-la em seus programas.

A interatividade é uma forma de comunicação que permite interagir, de forma dinâmica, com a fonte da informação ou o seu emissor.

Infelizmente não é isso o que acontece atualmente. A equipe de esportes da Rádio CBN/Diário simplesmente ignora a participação de seus ouvintes nas jornadas esportivas e no programa "Debate Diário", que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13 às 14 horas.

Contando com uma suposta superioridade na audiência, fazem o que querem com os ouvintes, principalmente aqueles acessam o seu chat (ferramenta riquíssima e que oportuniza um interessante debate de idéias em tempo real). As pessoas que se utilizam do chat são tratadas como se fossem obrigadas a estar ali, ouvindo tudo o que os integrantes da “mesa” falam, sem que suas “vozes” sejam ouvidas. Vez por outra fazem menção a uma ou outra intervenção de algum “comentarista” do chat, quando não se valem de informações comentadas para abastecer os seus próprios blogs.

Além dessa falta de respeito para com o ouvinte, não são poucas às vezes em que ironizam alguns comentários que são escritos no chat, como se a graça da informação fosse uma dádiva que somente eles possuem. São verdadeiros iluminados!

Uma prova contundente da falta de respeito e do desinteresse por parte dessa gente que se diz íntima da interatividade (?) foi o caso da bomba jogada no Estádio Heriberto Hülse em Criciúma e que vitimou o senhor Ivo Costa. No dia posterior a esse acontecimento, replicando notícia que ouvi na Rádio Eldorado, participei do Chat da CBN ("Debate Diário"). Na oportunidade informei ao “controlador” do chat (Renato Semensati) que o nome de um dos envolvidos naquele crime era Franklin, enfatizando que ouvira a informação da boca do próprio policial que efetuou a prisão do elemento (em declaração rápida a questionamento do repórter da rádio de Criciúma). Eu tinha certeza de que a notícia era quente, até porque não seria nenhum demente ou irresponsável a ponto de divulgar fato de tamanha gravidade sem que tivesse a máxima certeza de sua fonte. O “controlador" do chat (Renato Semensati) não foi capaz de fazer a mínima menção ao meu comentário. Três dias, repito, três dias depois veio a confirmação de que o tal Franklin era um dos principais envolvidos naquele crime que se cometeu na Capital do Carvão.

Em suma, ouvinte interativo, na concepção da equipe de esportes da CBN/Diário, é como se fosse um mal necessário. Não dão crédito, não dão atenção, não se interessam pelos comentários, ironizam suas participações. E vejam a diferença: A CBN Nacional utiliza a ferramenta do chat nas suas transmissões, direto do campo onde as partidas estão acontecendo. Isso é tempo real, isso é respeito ao ouvinte, isso é INTERATIVIDADE. Deu pra entender ou querem que eu desenhe?

Esperar o quê de uma equipe que ainda trata computador como se fosse “burro de lata”!

Abaixo transcrevo e-mail enviado para a Equipe de Esportes da Rádio Guarujá, cujo teor por si só se explica.

Senhores.

Tenho o máximo interesse em implementar um chat para ser utilizado nas programações esportivas da Rádio Guarujá, em função do desrespeito de que temos sido alvos por parte da equipe de esportes da Rádio CBN/Diário.

Como é do conhecimento de Vossas Senhorias, a CBN mantém um chat que é utilizado nas jornadas esportivas (e também em outros programas). O que ocorre é uma tremenda falta de respeito com os comentaristas daquele chat. Os apresentadores do programa simplesmente ignoram a opinião dos comentaristas. Falam o que querem e vez por outra se utilizam desse riquíssimo instrumento para interagir com os ouvintes.

A Rádio Guarujá não terá qualquer participação financeira ou mesmo interferirá na mediação dos comentários (já que as participações serão livres). Não terá, também, ingerência na opinião dos comentaristas/participantes do chat, cabendo ao locutor/apresentador/comentarista da rádio fazer alusão aos comentários inseridos pelos participantes do chat quando quiser e se assim achar conveniente e necessário.

O que pedimos, na verdade, não é interferência nas jornadas esportivas, e sim que possamos atuar como coadjuvantes nessas mesmas jornadas. Em plena era da informática é no mínimo uma insensatez manter qualquer veículo de comunicação que não possua um mínimo de interatividade com o seu público. A CBN/Diário possui isso, pena que ainda tratem tão mal os ouvintes que se utilizam do seu chat para externar suas opiniões. Não há muito o que esperar de pessoas que pararam no tempo e que ainda tratam o computador como “burro de lata”.

Assim sendo, reafirmo o máximo interesse em implementar essa ferramenta, sem qualquer custo para a Rádio Guarujá, bastando aos responsáveis pela Equipe Esportiva, nos dias de transmissão de jogos ou nos programas diários, fazerem referência ao chat e o compromisso de que os comentaristas (do chat) terão um tratamento pelo menos respeitoso e recíproco com a audiência que o público lhe dá.

Fico no aguardo de uma manifestação por parte de Vossas Senhorias a respeito do assunto.

Atenciosamente.”

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Lunar, até que enfim.Tua observção é sem dúvida uma das,ou a mais pertinente.
Ouvir o "tal" Festival de Debate Diário é sem favor algum uma "Olimpica" espetacular façanha auditiva.
Interatividade, só para "elogios" de contumazes puxa- sacos.
Os absurdos cometidos durante o "tal" Festival: Desliga o microfone "dele"-Cala a boca- Deixa de ser burro-assim não é possivel fazer um programa-não interrompe, deixa de ser chato-mas que coisa tu não deixa ninguém falar-se eu fosse presidente...sabe..-.
Em fim , um desmente o outro e o outro desmente o hum.
Nem nos áureos tempos da Atlântida, com as famosas chanchadas, com Oscarito,e tantos outros comicos se viam cenas ilárias ao vivo e a cores.
Bem feito para nós.
Salve a liberdade na Interatividade
abarretoneto

Carlos Roberto Saraiva disse...

Caro Lunar, não vou entrar no mérito das demais críticas e até acho que tem razão em muitos pontos, mas devo dizer que concordo que a rádio não tenha divulgado a sua informação, aliás, seria uma grande irresponsabilidade fazê-lo, visto que um simples comentário em uma chat não pode ser considerado uma fonte confiável para apontar envolvidos em crimes.
Caso a rádio divulgue uma informação desta e acabe sendo falsa, poderia ate mesmo ser responsabilizada civilmente.
Os jornalistas só costumam divulgar esse tipo de informação quando ouvem diretamente da autoridade policial ou de alguém de sua total confiança pois sabem das consequencias de um erro.
Imagine que alguém que não gosta muito de você entre no chat e diga que você foi o autor do crime e a rádio divulgue essa informação!