segunda-feira, 28 de julho de 2008

PRF investiga extorsão em São Francisco do Sul

O policial rodoviário federal Fabiano Bastos Garcia Teixeira, preso em flagrante na noite de sexta-feira por tentar extorquir um motorista em São Francisco do Sul, no Norte do Estado, foi oficialmente afastado do trabalho por 60 dias, a partir desta segunda-feira.

A informação é do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Luiz Ademar Paes. Segundo ele, foi aberto um processo administrativo para apurar o caso, que também é investigado pela Polícia Federal.

Na sexta-feira, Fabiano teria exigido R$ 100 de um motorista no posto de São Francisco do Sul, às margens da BR-280, para não emitir uma multa por ultrapassagem indevida.

A vítima disse que não tinha todo o dinheiro, mas que poderia arranjar a metade. Teixeira teria concordado e esperou até o motorista retornar com o valor.

Mas a vítima denunciou o policial ao Ministério Público. O motorista arranjou o dinheiro, tirou cópia das notas para comprovar a extorsão e retornou ao posto policial. O serviço de inteligência da Polícia Militar acompanhou o caso.

Assim que chegou ao posto, a vítima entregou o dinheiro e fez um sinal para os policiais militares, civis e federais que o acompanhavam.

Teixeira foi preso em flagrante e levado à Delegacia da Polícia Federal em Joinville para prestar depoimento. Na carteira dele foram encontrados R$ 1.236 em dinheiro.

O policial está detido na cela do posto da PRF no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, município onde é lotado. Ele deve responder por crime de concussão, que é exigir vantagem indevida em razão da função que exerce. A pena prevista é de dois a oito anos de prisão.

Segundo o inspetor da PRF Adílio Paiano, o policial Fabiano Teixeira trabalhava em Joinville há menos de um mês e ainda estava em estágio probatório.

— Ele não foi efetivado, e possivelmente não vai conseguir — disse. DC Online
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: