quinta-feira, 27 de março de 2008

Noblat: Onde se lê

Vocês prestaram atenção no que disse Ideli Salvatti (SC), líder do PT no Senado?

Ao justificar o voto em peso dos parlamentares ligados ao governo contra a convocação da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para depor na CPI do Cartão Corporativo, Ideli disse mais ou menos assim (cito de memória):

- Não poderíamos deixá-la depor pelo que ela representa hoje, e pelo que poderá representar em 2010.

O que Dilma representa hoje? O governo. Depois de Lula, ninguém representa mais o governo do que ela. Seja pelo cargo que ocupa, seja pela importância que ganhou. É, por exemplo, a "mãe do PAC" (Programa de Aceleração do Crescimento). Tudo no governo passa por ela.

Um ministro com tal relevo, no raciocínio torto de Ideli, não pode depor em CPIs.

Antônio Palocci, o todo-poderoso ministro da Fazenda no primeiro governo Lula, depôs em CPIs mais de uma vez. Era o candidato "in pectore" de Lula a presidente em 2010. Meteu os pés pelas mãos e acabou demitido depois da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa - aquele que disse ter visto Palocci em alegre e suspeita mansão do Lago Sul de Brasília;

A segunda parte da justificava de Ideli para barrar o depoimento de Dilma na CPI é tão torta e notável como a primeira. Ela não poderia depor pelo "que poderá representar em 2010".

E o que Dilma poderá representar em 2010? O governo Lula, na condição de candidata à sucessão dele.

Quer dizer: alguém com chances de virar candidato a presidente da República não pode ser convidado para depor em CPIs. Ponto. É a "Lei Ideli".

Dilma é "laranja" da candidatura de Lula a mais um mandato - seja logo em 2010 ou em 2014. Caso o terceiro mandato consecutivo se torne possível, Lula descartará Dilma e irá "para o sacrifício" em favor dos pobres. Do contrário, e caso Dilma cresça nas pesquisas, Lula a apoiará de olho em um possível retorno dali a mais quatro anos.

Onde se lê: "Dilma é a candidata de Lula a presidente em 2010". Leia-se: "Lula é candidato a presidente em 2010 ou 2014". Pesquisas como a do IBOPE para a Confederação Nacional da Indústria, divulgada hoje, só animam Lula a batalhar pelo seu novo sonho. Ele está em campanha desde agora. Blog do Noblat

Comentário: Tive o trabalho de procurar a foto mais bonitinha dela pra brindar vocês.
Ideli, Laguna e o procurador Celso Treis te esperam de punhos fechados!

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: