quarta-feira, 26 de março de 2008

Isso é que é notícia boa - Guaramirim: Um campeão em educação

A lição vem de Guaramirim, no Norte do Estado de Santa Catarina. A educação pode ser tratada de uma forma simples, sem perder a eficiência. O município, que tem sua economia baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de arroz, bananas e verduras, é o único entre as 293 cidades de Santa Catarina presente no estudo Redes de Aprendizagem - Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender.

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o estudo detectou 37 municípios brasileiros onde a qualidade do ensino supera os obstáculos da rede pública.

A pesquisa foi divulgada ontem em encontro da Undime. Guaramirim não tornou-se um dos 37 campeões brasileiros em aprendizagem escolar - 0,66% dos 5.564 municípios do país - com fórmulas mirabolantes. O próprio MEC reconhece: não há nada de sobrenatural, como prova o relato de um dos alunos entrevistados:

- Aqui em Guaramirim os professores insistem, insistem, até a gente aprender - disse um estudante da rede pública municipal.

Em 29 dos 37 municípios há uma prática generalizada de incentivo à leitura. E em vez de estantes com livros arrumadinhos, as escolas criam ambientes de bibliotecas ambulantes que usam ônibus, baús, carrinhos de mão e até jegues.

Idéia é multiplicar as iniciativas de sucesso

As redes escolares trabalham um fluxo de informações sobre práticas bem-sucedidas, o que gera um compromisso de toda a comunidade com as questões locais e com a qualidade da educação. Para o MEC, isso significa que o aluno não é só de uma professora, mas de toda a rede.

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, acredita que o maior mérito da pesquisa, realizada no final do ano passado, é identificar práticas simples que geraram resultados efetivos como o incentivo à leitura, o capricho com a merenda e com as salas de aula que, somados, trazem educação de qualidade.

- O desafio agora é replicar essas práticas para todas as escolas públicas brasileiras - diz.

Amanhã haverá em Brasília um encontro com 800 secretários municipais de educação de redes que estão entre as que obtiveram menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. Experiências como de Guaramirim serão apresentadas para motivar a aplicação. Diário Catarinense

Detalhe: O prefeito não é do PT!

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: