terça-feira, 25 de março de 2008

Bancoop: PT teria se beneficiado de desvio milionário de cooperados


O deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP) classificou como "extremamente séria" a denúncia do Jornal da Band de que uma cooperativa habitacional criada pelo deputado petista Ricardo Berzoini (SP) em 1996 - a Bancoop - foi usada para abastecer o cofre do Partido dos Trabalhadores e financiar ilegalmente campanhas de petistas. "O fato merece uma ação enérgica e imediata do Ministério Público. Pela vultosidade dos recursos e pelo caráter de flagrante ilegalidade, essa história tem de ser passada a limpo sem demora", afirmou.

Artimanhas

Mais de três mil famílias - a maior parte formada por pessoas de baixa renda ou bancários - foram lesadas com a quebra da cooperativa. Cerca de R$ 100 milhões podem ter sido desviados pelos envolvidos, que contavam com a participação de empresários do setor de construção civil. Um empreiteiro ouvido pela reportagem da emissora declarou que emitiu diversas notas fiscais frias, a pedido da Bancoop, para justificar serviços nunca realizados.

Segundo a reportagem, veiculada na noite de ontem, o próprio presidente Lula, durante o pleito de 2002, e a atual ministra Marta Suplicy, candidata do partido à Prefeitura de São Paulo em 2004, se beneficiaram do esquema. À época do surgimento da Bancoop, Berzoini era presidente do Sindicato dos Bancários em São Paulo. "Se confirmado, esse será um dos maiores escândalos da Era Lula", avaliou Duarte.

Na opinião do deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), o PT é "useiro e vezeiro" na malversação de recursos - sejam eles privados ou públicos - em benefício próprio. "Não é a primeira vez que a legenda de Lula se vale de subterfúgios e jogos contábeis para suas artimanhas. Caso a denúncia se concretize, será a confirmação de um lamentável padrão, que eclodiu antes no mensalão", disse o tucano.

Pannunzio destacou que aguarda apuração aprofundada do episódio e lembrou o dossiê contra tucanos, também atribuído a Berzoini. Na ocasião, o então presidente interino do PT foi acusado de comandar o grupo dos "aloprados", responsáveis pela elaboração de um documento falso com informações contra candidatos do PSDB nas eleições de 2006. Agência Tucana
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: