segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Santa Catarina - Meteorologia coloca Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte em alerta

Uma frente fria (tons de cinza, branco e verde na imagem), associada a um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no sul do RS, atua no Litoral de SC com fraca intensidade – imagem das 11h52m. (Epagri/Ciram)

Um alerta máximo para deslizamentos em áreas de Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina foi divulgado nesta segunda-feira pelo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

O centro alerta que novos desastres podem ocorrer em várias localidades do Estado, principalmente em Blumenau e Itajaí. As chuvas que assolam o Estado já deixaram 114 mortos no Estado.

Segundo a meteorologista Francine Gomes, a maior preocupação é na área do Vale do Itajaí. A temperatura máxima está em elevação e pode atingir 30ºC. O que pode provocar a chuva é a associação da elevação da temperatura e a influência de uma frente fria. "Isso [aumento da temperatura e a influência da frente fria] favorece a criação de núcleos de instabilidade e pode chover de forma torrencial em algumas cidades", afirmou.

A chuva já está se formando e deve atingir as cidades na tarde de hoje, segundo Gomes. A previsão do Epagri/Ciram é a de que o acumulado de chuva pode atingir só hoje 30 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) em alguns pontos.

Alerta

O alerta máximo cita "iminência de deslizamentos" na região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte.

A situação deve se agravar pois o solo já está encharcado, segundo o Epagri/Ciram.

Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: