segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Enchentes em Santa Catarina: ONG que atende vítimas de desastres diz que situação "é crítica"

Peter Leach e Shawn Halbert da ONG inglesa Shelter Box chegam a Santa Catarina

Representantes da ONG Shelter Box, que já atuou em grandes catástrofes, como o tsunami na Ásia, em 2004, e o furacão Katrina em Nova Orleans (EUA), em 2005, dizem que a situação em Santa Catarina é "bastante crítica".

Mas, segundo eles, como as famílias desabrigadas conseguiram acesso imediato a abrigos provisórios, elas estão conseguindo viver com um mínimo de "dignidade". Dois membros da entidade chegaram ao Estado no fim de semana para ajudar nos trabalhos de socorro.

Segundo boletim divulgado na noite de hoje pela Defesa Civil, o número de mortos por causa das chuvas no Estado chega a 116. Outras 31 pessoas estão desaparecidas. Mais de 78 mil tiveram que deixar suas casas. Já decretaram estado de calamidade pública 14 cidades.

"É um desastre terrível. Os serviços de emergência estão lidando com muitas ocorrências [ao mesmo tempo], principalmente deslizamentos", diz Shaun Halbert, 55, cirurgião veterinário e integrante da ONG. "A situação é bastante crítica. É preciso continuar monitorando nos próximos dias e semanas."

A ONG inglesa está fazendo um levantamento sobre as enchentes na região e analisando o melhor modo de prestar apoio aos flagelados. A organização têm um projeto de fornecer "caixa-abrigo" ("shelter box") a atingidos por desastres.

Cada caixa entregue atende dez pessoas. Dentro delas, há um kit com uma barraca, utensílios domésticos, como panelas, ferramentas e cobertores. Segundo eles, a resposta das autoridades em Santa Catarina foi "dada a tempo" e talvez não seja preciso enviar as caixas. A ONG, no entanto, bancará o transporte do material para o Brasil, se necessário. Folha Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: