domingo, 28 de dezembro de 2008

Israel e Palestina: Entenda a disputa pela terra

Força militar de Israel afirma que continuará com os ataques; mais de 100 bombas foram arremessadas na faixa de Gaza nesta manhã

Qual lado tem razão no conflito entre israelenses e palestinos? Talvez seja impossível responder essa pergunta.

A questão palestino-israelense se reduz essencialmente à questão da terra - quem pode viver nela e quem controla seu uso. A isso têm se sobreposto questões de direitos humanos e direito internacional, afetadas pelo ressentimento e pela desconfiança mútuos após décadas de violência. Contesta-se cada fato, cada estatística, cada argumento e cada interpretação jurídica de cada resolução, sentença e documento. O que é incontestável é que os dois lados usaram e usam de assustadora violência um contra o outro e que não só os combatentes, mas também os cidadãos comuns, têm sofrido.

Os assentamentos israelenses na Cisjordânia se iniciaram em 1968. No começo do século 21, havia 400 mil israelenses vivendo em Gaza e na Cisjordânia (inclusive Jerusalém Oriental). Em muitos casos, o que denominavam assentamentos ou colônias já eram cidadezinhas bem estabelecidas.

Todas são ilegais pela Quarta Convenção de Genebra (1948), parte do que antes se chamava Lei da Guerra e hoje se conhece como direito humanitário internacional. A Quarta Convenção proíbe que os Estados assentem população civil em território ocupado. Tudo o que se faça com esse fim será ilegal, incluindo o que perpetue a situação. Foi essa a base do parecer de 2004 do Tribunal Internacional de Justiça que considera ilegal o muro que está sendo construído como barreira de segurança entre Israel e a Cisjordânia, pois partes de seu traçado ligam assentamentos ao território principal de Israel.

Em 1988, o Conselho Nacional Palestino (CNP), órgão legislativo da OLP, foi convencido pelo líder da organização, Yasser Arafat, a reconhecer as fronteiras israelenses de 1949. Isso implicava desistir de reivindicar a soberania sobre 78% da Palestina histórica e concentrar a luta na Cisjordânia e em Gaza.

Os israelenses, porém, tinham o direito de duvidar da firmeza dessas intenções, já que não se tomara nenhuma providência para alterar a Carta Nacional Palestina. Afinal, em 2006 o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) ainda não reconhecera Israel como Estado legal quando formou o novo governo da Autoridade Palestina (AP). A maioria dos observadores internacionais, entretanto, acreditava que, em alguma medida, isso acabaria acontecendo, mesmo que o Hamas adotasse uma designação para distinguir o legal do que considera legítimo.

Para os palestinos, a questão não é apenas a presença de colonos na Cisjordânia e (até 2005) em Gaza. É o controle israelense do território, o uso israelense dos recursos hídricos, as limitações que tudo isso impõe às suas perspectivas econômicas, a maneira pela qual são tratados pelas forças israelenses. A dignidade e a esperança dos palestinos, tanto como comunidade quanto como indivíduos, estão sob ataque permanente. Daí o ímpeto de revidar e levar a guerra aos civis israelenses. E, como é típico nos conflitos persistentes, as medidas que Israel toma para neutralizar a ameaça de violência acabam exacerbando o problema subjacente, mesmo que tenham algum impacto a curto prazo no reforço à segurança de Israel. Folha Online

Leis mais aqui.


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.israelixo.jeeran.com/israelixo.htm

A paz total pode até não ser alcançada com a criação do Estado palestino, mas será pelo menos um começo.
O Estado assassino de Israel, não deseja a criação de um Estado Palestino, livre, soberano e independente
Os territórios que os israelenses invadem e fazem massacres e assentamentos; nunca pertenceram ao atual Estado Fascista de Israel. Portanto, o que os criminosos desejam é tomar e anexar a força bruta os territórios pertencentes ao pobre e sofrido povo palestino e, para isso, os israelenses assassinam centenas de homens, mulheres e crianças inocentes.
A Comunidade Internacional, deveria conter o estado pária de Israel, o qual se julga onipotente e acima de tudo e de todos. Pois, Israel faz o que bem entende na região; e conta com o apoio do Imperialismo estadunidense. Os imperialistas dos EUA, que cobiçam o petróleo da região; desejam mesmo que as atenções do mundo livre, sejam desviadas do que esta fazendo o estado terrorista de Israel com pobre e sofrido povo palestino. E, tudo isso para que a Comunidade Internacional não venham a condenar os genocídios e massacres que o criminoso Estado títere de Israel faz na Região.
Os imperialistas dos EUA, que comandam genocídios por todo o mundo livre; endividam as nações livres, compram seus políticos e governos fantoches; além de apoiarem estados títeres como Israel e outros; para que fiquem realizando política de desestabilização, discórdia e desentendimentos regionais ou atos subversivos violentos e intimidadores, a serviço do insidioso sistema imperial dos EUA.

Sites:
http://www.israelixo.jeeran.com/israelixo.htm
www.israelixo.jeeran.com/israelixo.htm