domingo, 14 de dezembro de 2008

Imagens para a minha história

Meu querido filho Luiz Fernando - dezembro de 2008

Este final de semana resolvi atender a um antigo pedido de meu filho Luiz Fernando, um rapaz com 27 anos, cursando Administração na UFSC e apaixonado por cozinha. Isto mesmo, o cara é muito bom na arte da culinária. Ralou por mais de três anos na Espanha e voltou de lá fera em tudo quanto é tipo de comida.

Ele pediu para ficar aqui em minha casa na Laguna com alguns amigos por uma semana. Palavra que morro de ciúmes de emprestar o meu modesto cantinho pra qualquer pessoa, mesmo da família. Mas como poderia negar um pedido do meu próprio filho?

Meu cachorro Pimenta, do jeito que ele gosta de ficar

Além do meu vínculo com casa tinha outro "problema" para administrar: o meu cachorro Pimenta. O bicho é bem do mato, que nem o dono; gosta de sossego, de preguiça, de ficar deitado e passear pela praia quando lhe dá na telha.

Sábado, dia 6 de dezembro. Luiz Fernando chega por volta das 14h30m com mais quatro amigos. Explico a rotina da casa e as manias do Pimenta. Com "dor" no coração, deixo minha humilde morada e o fiel cachorro nas mãos dos "devassos".

Oito dias se passam até o meu retorno de Florianópolis para Laguna (domingo, 14, pela manhã). Chego em casa e encontro, como de costume, o Pimenta pulando na frente do portão. Silêncio total; nenhum ruído, nenhuma voz, nenhum movimento. Abro a porta e tenho a impressão de que um furacão (tipo Catarina, não tem?) havia acabado de passar pela cozinha, copa, sala, banheiro...

Imagem para a minha história - Laguna, dezembro de 2008 - Amigos de meu filho Luiz Fernando. Entre eles o Dica (segundo da esquerda) e o Jocas (de camisa vermelha)

Um "zumbi" que não conhecia aparece, passa por mim e diz: "Daí, cara!". Aos poucos a galera começa a acordar; um, dois três, 10. Deixei a casa com cinco "agentes" (como diz a polícia) e quando volto me deparo com uma verdadeira legião.

Snifs a parte, minha felicidade não poderia ter sido maior ao reencontrar, entre os ilustres hóspedes, dois amigos de infância do meu filho (o Dica e o Jocas). A emoção foi muito grande e tive que me conter. Me passou pela mente um breve filme sobre a minha infância e juventude; a importância das amizades verdadeiras e duradouras, coisas difíceis de se encontrar nos dias atuais.

E por falar em amizade, o meu AMIGO Mário Motta passou por aqui nesta semana em que eu não estava em casa; falou com meu filho (Luiz Fernando), perguntou por mim e brincou com o Pimenta. Bom, né?

Esse negócio de blog é muito bom por isso. Quem num passado não muito distante teria a facilidade de registrar momentos tão bonitos e marcantes como este?

Valeu!


Share/Save/Bookmark

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Pelo FILHÃO. pelos amigos, óbvio pelo pimenta, mas principalmente pelo orgulho que VC tem de ser PAI e de ter o Bélo filho Luiz Fernando.

Beijão companheira

Valmir Martins

Anônimo disse...

Então Pai...

... foram nove dias inesquecíveis ai na casa em Laguna. Catamos tatuíras e mariscos no Mar Grosso e no Iró, fizemos rangos irados, visitamos a Laguna histórica (que apesar da degradação toda é linda e mostra algo do que já foi essa cidade) curtimos as praias, o Necrotério bar, o Angeloni (ninguém é de ferro né) e, principalmente, a Cabeçudas. Agora a gente sabe pq tu gosta de ficar ae na tua, de canto, tranquilo. Quando faz vento é a melancolia pura e quando não faz vira o paraíso.
Foi uma delícia véio voltar a disfrutar dessa casa e te ver outra vez Pai. Algo que já tenho certeza que vai se tornar c onstante, no que depender de mim.
Já te disse que tu tá bonitão né??
Sem mais, um beijo e um abraço forte, Pai

Luiz Fernando

Unknown disse...

Mesmo sendo a última hóspede a chegar foi muito bom os dois dias que passei com a rapaziada. Valeu pelo abrigo e fiquei com gostinho que 'quero mais'; espero que a experiência se repita =)
Valeu por tudo, tudo de bom!

Clarissa

angelica.ta disse...

Gente, sem palavras.... posso não ter conhecido o "tio" em pessoa, mas cheguei a ver sua foto pertinho do computador, e olha...sabe que o Luiz se parece com ele?!?! hhihihihihih
Muito gostosa minha estadia ali, apesar de ter sido tão curtinha (que pena mesmo)..abrir a porta e estar na praia, não é todo dia não!! E a rapaziada, nota 100, a começar pelo Luiz, que eu adoro, ele sabe disso. E o pimenta...ah..eu sou suspeita pra falar, mas é um exemplo de cachorro! Bonitão, prático, parceiro, fazia buracos na areia, nadava na lagoa! hahaha Quero um igual!! Já falei que fomos ainda presenteados com uma lua espetacular?
Enfim, gostaria de agradecer ao pai do Luiz por ter cedido seu pequeno paraíso e permitido a ocorrência desse belo evento - porque foi um evento sim, de fato!!
Um grande abraço!
Angélica

Anônimo disse...

É véio tu ta com a bola toda da GAROTADA......que bonito ...Beijão ... tu ta é fuuuu..agora eles sabem o caminho
..... QUE BOMMMMMM Inté companheiro..Valmir Martins

caio jory disse...

Colocando pai e filho um do lado do outro quase ñ dá pra notar as diferenças.. hahah
Quero agradecer pela hospitalidade do nosso amigo Jorge q além de deixar a casa nas mãos dum monte de marmanjo ainda tem o bom humor de receber a gente contando suas histórias, aliás, espero voltar mais vezes pra trocar mais idéias. Não podia deixar, é claro, de citar o pimenta, q mais do que um exelente cachorro (figuraça) tb se portou muito bem como anfitrião.
Mas é isso, grande abraço e parabéns pelo cafofo!!

Caio Jory

Unknown disse...

E aí, seu Jorge! Cara, realmente é um cantinho mágico esse. Lembro de estar sentado na areia e pensando sobre as várias coisas já ditas pelos amigos acima, até ver que era simples e completamente um um momento acontecendo ali atrás. E esse tipo de coisa não deve ser matutada assim, mas experimentada, já que passa tão rápido (tempo é mesmo relativo). Tendo os pés molhados numa água e ao lado um ainda rascunho de fogueira, fica fácil. Ainda mais com vários amigos, alguns até de décadas como o luiz, o agente Joca-Jones e, mais tarde, o próprio dono da casa.

Grande abraço pra ti, cara. E parabéns.

Unknown disse...

Pô, só agora que eu vim ver e escrever aqui. Parabéns pela postagem seu Jorge! Também estive em sua casa e achei muito legal dormir na beira da Laguna em noite de Lua, escutando a rotina de banhos de seu cachorro Pimenta. Obrigado pela hospedagem! Um forte abraço!
Guilherme

Unknown disse...

Oi seu Jorge muito massa sua casa traquilidade tirando o barulho da br hehehe, po e altos blog ja ta nos favoritos
valeu