sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Santa Catarina tem 69 pontos impróprios para banho de mar

Praia da Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, passou pelo teste de balneabilidade

Dos 184 pontos analisados no terceiro relatório de balneabilidade da temporada, 69 se mostraram impróprios para banho. Na semana passada, 49 locais em praias catarinenses foram reprovados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

A pesquisa leva em conta apenas a incidência da bactéria Escherichia coli, abundante em fezes de animais, inclusive nas do homem. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março.

A pesquisa de balneabilidade é realizada pela Fatma desde 1976. Ela começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense.

A amostragem inclui também a Lagoa da Conceição, em Florianópolis; o Canal do Linguado (Balneário da Barra do Sul); a Lagoa de Barra Velha; Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba; Lagoa do Faxinal, dos Esteves e dos Freitas (todas em Içara); o Canal do Camacho e a Lagoa do Arroio Corrente (ambos em Jaguaruna); e a Lagoa de Cabeçudas, em Laguna.

A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição — os de maior fluxo de banhistas. ClicRBS


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Não fala isto, eles vão dizer que é mentira, que querem trabalhar contra o turismo.
As praias são puras com a santa castidade......