sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mugabe: 'O Zimbábue é meu'

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, com sua mulher, Grace, nesta sexta-feira no congresso do partido do governo na cidade de Bindura

O Zimbábue é meu", disse nesta sexta-feira (19) seu presidente, Robert Mugabe, em discurso no qual chamou seu primeiro-ministro designado, o opositor Morgan Tsvangirai, de "um testa-de-ferro do Ocidente".

"O Zimbábue nunca se renderá", disse Mugabe, em seu discurso de inauguração da conferência anual da União Africana Nacional do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

Vestido com um jaqueta de cor verde e um boné de beisebol, Mugabe disse que Tsvangirai, líder do opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC), é "digno de lástima".

"Ele (Tsvangirai) já não tem controle nem de si mesmo. Isto é o que acontece quando alguém se transforma em uma marionete", disse Mugabe de seu rival.

De acordo com os termos de um acordo para compartilhar o poder em setembro entre a Zanu-PF e o MDC, Tsvangirai foi designado primeiro-ministro de um Governo de unidade no qual Mugabe continuaria sendo presidente e que, segundo se disse então, poderia tirar o Zimbábue de sua grave crise política, econômica e humanitária.

O acordo está a ponto de cair, porque Mugabe pretende monopolizar para a Zanu-PF todos os ministérios principais deixando ao MDC em um papel de sócio minoritário.

Morgan Tsvangirai advertiu hoje que seu partido suspenderá as negociações com a Zanu-PF se o governo continuar reprimindo a oposição política e os ativistas de direitos humanos do Zimbábue.

Em entrevista coletiva em Gaborone, capital de Botsuana, Tsvangirai disse que 42 militantes do MDC foram seqüestrados.

"Se os seqüestros não cessarem imediatamente e se todos os desaparecidos não forem libertados ou levados a um tribunal de Justiça até 1º de janeiro de 2009, solicitarei ao Conselho Nacional do MDC que aprove uma resolução para suspender todas as negociações e contatos com a Zanu-PF", disse Tsvangirai. AFP


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: