quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Garibaldi é escolhido candidato do PMDB no Senado

Senador Garibaldi Alves Filho preside Sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira

Em reunião da bancada do PMDB no Senado, realizada na tarde de hoje, o partido escolheu, por unanimidade, o nome do atual presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), para ser o candidato do partido à reeleição.

Segundo peemedebistas que deixaram a reunião, Garibaldi leu uma carta aos membros da legenda falando da sua intenção em permanecer na cadeira da presidência no ano que vem e foi acolhido por todos, inclusive pelo senador José Sarney (PMDB-AP), que vinha sendo apontado como suposto candidato do PMDB à Presidência do Senado.

Com isso, o partido terá candidatura própria para o Senado, com Garibaldi Alves, e para a Câmara dos Deputados, com o deputado Michel Temer (PMDB-SP).

Além de Garibaldi, já foi confirmada a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC), atual 1º vice-presidente da Casa.

Atualização das 18h10m

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira que, mesmo que algum partido questione a sua reeleição ao cargo, sua candidatura tem respaldo jurídico e de forma alguma poderá ser invalidada. Garibaldi respondia às declarações feitas por senadores do PT. Eles argumentam que Garibaldi não pode ser candidato novamente, já que a Constituição proíbe a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado durante a mesma legislatura.

O senador alegou, no entanto, que assumiu o cargo na vaga do senador Renan Calheiros, no estilo "mandato tampão", e isso lhe daria o direito de concorrer novamente. Garibaldi diz ter pareceres de diversos juristas que confirmam a legalidade da candidatura.

"(Minha candidatura) é plenamente sustentável juridicamente. Os pareceres estão aí de juristas credenciados (...) e mostram claramente que eu posso ser candidato, e o Plenário vai mostrar que eu posso ser reeleito", afirmou. Redação Terra
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: