segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Santa Catarina - Portabilidade de telefonia chega ao DDD 48

A partir desta segunda-feira, os catarinenses que moram nas regiões com o DDD 48 começam a ser atendidos pela portabilidade numérica. Ou seja, os clientes de telefonia móvel e fixa poderão trocar de operadora e continuar com o número de telefone.

São atendidos nessas regiões, mais de 2,2 milhões de consumidores, entre as linhas fixa e móvel, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Desses, cerca de 560 mil usam o telefone fixo e outros 1,6 milhão o móvel.

A novidade agradou os clientes, principalmente àqueles para quem uma mudança de número de telefone causaria um transtorno muito maior que simplesmente anunciar o novo contato para os amigos. É o caso, por exemplo, dos profissionais liberais.

Ao mesmo tempo, a portabilidade acirrou a concorrência entre as empresas, que já começaram uma verdadeira batalha no sentido de divulgar promoções e vantagens aos clientes por meio de publicidade. A Anatel permite que as empresas cobrem uma taxa de R$ 4 para o cliente que quiser continuar com o número, mas algumas companhias preferem arcar com este custo. É o caso da Claro, TIM, Vivo, GVT e NET.

Efetivação do processo dura cinco dias úteis

A primeira região a contar com a portabilidade em Santa Catarina foi a de telefones que começam com o DDD 49. Segundo a ABR Telecom, que administra a portabilidade aqui no país, desde que o serviço começou a ser oferecido nessas cidades, 204 pedidos já foram feitos até a meia-noite do dia 13 de novembro. A maior parte de clientes de telefonia móvel, com 192 solicitações.

A administradora diz que, no primeiro ano de implantação, a portabilidade efetiva-se em até cinco dias úteis, a partir da data da solicitação. A partir do segundo ano, o processo será concluído em até três dias úteis.

A próxima região a ser atendida pelo serviço é a de DDD 47, na segunda-feira que vem, dia 24 de novembro. ClicRBS


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: