sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Joinville - Departamento de Administração Prisional registra 40 detentos em fuga

Por volta das 11h da manhã desta sexta-feira, a contagem dos detentos no Presídio de Joinville registrou que 40 deles estavam entre os que escaparam da unidade durante a fuga em massa que ocorreu no início da manhã. As informações são do Departamento de Administração Prisional (Deap). A PM informou que quatros presos foram recapturados.

Segundo o diretor do Deap, Hudson Queiroz, o túnel por onde os presos escaparam vai da galeria D, que abrigava 137 presos, até o muro de proteção nos fundos do presídio. O túnel dá acesso a um matagal bairro no bairro Parque Guarani, Zona Sul de Joinville. A PM concentra as buscas nessa região, que fica próxima à divisa com Araquari. Na galeria, cumpriam pena assaltantes, traficantes e assassinos. A Deap nem a administração do presídio têm certeza de que o túnel foi cavado do início ao fim pelos presos que fugiram.

— O presídio de Joinville tem um histórico de fuga por túneis. Por isso, não sabemos se os presos cavaram esse túnel ou se descobriram e usaram um túnel abandonado — afirma Queiroz.

Ele lembra que na semana passada, agentes prisionais já haviam encontrado um túnel que seria utilizado para fuga. Por conta disso, oito presos envolvidos no esquema tiveram de ser transferidos para o presídio de São Pedro de Alcântara. O fato gerou descontentamento entre os presos e desde então, diz Queiroz, os ânimos estavam exaltados no presídio.

— Estávamos planejando outra revista para essa semana, mas os presos foram mais rápidos — explica.

A fuga se deu entre as 5 horas e as 6 horas, período da troca de presos. Mas o Deap ainda não calculou quantos agentes prisionais trabalhavam na unidade nesse horário. O presídio de Joinville tem espaço para 275 detentos, mas abriga 645.

Por meio da sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) disse que não pretende se manifestar, já que fugas são considerados problemas administrativos. Essa pode ser uma das maiores fugas registradas em Santa Catarina. Em 13 de julho, o sistema carcerário de Santa Catarina havia registrado a fuga de 43 presos da Central de Triagem de Florianópolis. O sistema prisional catarinense tem 7,1 mil vagas mas abriga 11.983 presos. AN Online


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: