segunda-feira, 29 de junho de 2009

Greve dos ônibus em Florianópolis: A culpa é nossa!

Ônibus parados na Capital: Passou da hora de Florianópolis ter uma empresa pública de transporte coletivo

Cesar Valente

As empresas de ônibus, por intermédio de seus prepostos motoristas e cobradores, deixarão a população a pé nesta terça, a partir das 7h da manhã.

A quem responsabilizar?

Ao prefeito ausente, é claro que não. Ele nem tem cabeça pra isso, envolvido com a defesa de seu processo no TRE e os muitos projetos políticos, entre os quais a estadualização do nome. Incluam-no fora disso.

O prefeito de fato, pobre João Batista, também não pode ser chamado às falas, porque pouco sabe da tal caixa preta. E, na verdade, sabe muita coisa de quase nada. Ou nada de quase tudo. Apesar do transporte público ser uma concessão municipal, ao longo dos anos ficou claro que a prefeitura e a Câmara de Vereadores é que são concessões da iniciativa privada. Portanto nem um, nem os outros, podem fazer qualquer coisa contra o que os verdadeiros donos da cidade decidirem.

Ah, quem sabe a culpa seja dos motoristas e cobradores e do seu sindicato, dirigido com o pragmatismo próprio da era lulista? Ora, para isso era preciso que alguém acreditasse que há uma negociação entre patrões e empregados e que o impasse se deu por justas questões trabalhistas. Não sei vocês, mas eu estou ainda aguardando algum sinal divino que me mostre que não estão todos, patrões e empregados, no mesmo ônibus, tentando tirar o máximo proveito dos otários que pagam impostos e votam sem pensar.

A culpa disso tudo, portanto, é nossa. De todos nós, contribuintes/eleitores, que temos o governo que merecemos. Que somos feitos de gato e sapato porque não nos damos ao respeito. E o pior é que nem adianta reclamar para a Polícia, porque o comandante obedece a ordens do prefeito e de mais ninguém. Não está ali para defender a Constituição, obedecer os regulamentos, fazer cumprir a lei ou defender os contribuintes: está ali porque o seu amado chefe civil o promoveu e sua função é dar apoio armado ao que seu idolatrado líder achar de fazer (cheguei a essas conclusões ouvindo o próprio comandante falar à tropa, numa gravação que consta de processo que corre na Justiça Militar).

Só não direi “bem feito”, porque ninguém merece tamanho desrespeito. Nem mesmo os que ainda continuam achando o Dário o máximo. De Olho na Capital


Share/Save/Bookmark

6 comentários:

Augusto Rocha disse...

simpliesmente quem depende de onibus "tomo no meio do cú :D" :/
a Paulotur tambem tá na greve?

Lunar - Jorge Oliveira disse...

Olá.

Desculpe a demora em responder.
Sobre a empresa Paulotur, até este momento (13h01m) está funcionando sem problemas. Mas não posso garantir se continuará assim.

Um abraço.

Jorge Oliveira

Anônimo disse...

Pelo menos, desta vez está mais evidente a indignação do povo (assim entendido, pessoal da mídia em seus comentários).É como dizia minha mãe: Por baixo deste angu tem carne.

Beto

Kynka disse...

Pois é, realmente se trata de um abuso aos menos favorecidos, porém em maior número: a população!!!
Mas poxa, falando sério, somos em MAIOR NÚMERO POW vamos nos mexer.. a população se acha fraca e oprimida??? não há uma liderança que tome a frente desta batalha em favor do povo.
O sindicato dos transportes, os motoristas, os cobradores, as empresas... todos se sentem em vantagem sobre nós pois sabem que não fazemos NADA para mudar a situação, SIMPLESMENTE NOS CONFORMAMOS E ESPERAMOS QUE TUDO SE RESOLVA.. OU SEJA.. ESPERAMOS QUE OS ÔNIBUS VOLTEM A CIRCULAR E QUE AS PASSAGENS AUMENTEM A UM PREÇO ESCANDALIZADOR. somos submissos a um serviço que deveria estar sendo prestado a NOSSO FAVOR e não contra nós.
Por quê a prefeitura simplesmente não abre concorrência para novas empresas de transporte? por quê a população não se mobiliza frente à fachada da prefeitura ou fente à empresa de transporte exigindo também seus direitos?
Tornamo-nos um povo pacífico, acomodado e conformado; esquecemos que o PODER está em nossas mãos, em nossos votos, em nossas reivindicações, em nossos protestos precisamos de um LIDER para que tenhamos coragem de JUNTOS lutar por nossos DIREITOS.

Isto é apenas uma reflexão!

Lunar - Jorge Oliveira disse...

Kynka.

Você deve ter reparado que não emito opinião no blog.
Na verdade eu CANSEI e fui vencido por uma enxurrada de processos movidos contra minha pessoa e que até hoje rendem prejuízos financeiros e morais.
Não dou mais opinião e me limito apenas a legendar imagens com meu ponto de vista (laconicamente).
Na questão da greve que se manifesta na Capital (já que esse é o tema do post) sou a favor da CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE COLETIVO.
Não seria a solução definitiva para resolver o problema, já que nesse contexto muitas outras ações devem ser implementadas, mas um grande passo poderia ser dado.
Já que o usuário hoje paga passagem para sustentar empresas particulares (além do subsídio que é repassado pela municipalidade que também é dinheiro do contribuinte), no caso dessa empresa pública (com uma gestão tipo a que se verifica hoje na Comcap), o cidadão estaria pagando para ele mesmo e com certeza teríamos um transporte de GENTE e não de MASSA com muito mais qualidade e comprometimento.
Costumo dizer sempre a amigos e a pessoas com quem mantenho contato que o que falta na cidade são pessoas que tenham CULHÃO (perdoe o termo). O cara que é eleito (seja vereador, prefeito, governador...) tem que assumir o ônus e o bônus da função para o qual foi designado pelo voto popular.
Mas como em Florianópolis tudo é difícil e onde TUDO PODE e NADA PODE, pressinto que iremos continuar reféns dessa gente (políticos, politiqueiros, entidades representativas de empregados e empregadores). Não temos quem nos REPRESENTE EFETIVAMENTE e sim pessoas interessadas sempre no próximo pleito.
Mais: por onde andam as UNEs, os DCEs da vida que num passado não muito distante defendiam e se postavam ao lado da população em situações análogas como a que estamos presenciando?
A licitação/concorrência de que o lúcido e civilizado comentário trata está na Câmara Municipal de Florianópolis, mais precisamente na mão do vereador João Amin.

Agradeço a atenção e a visita.

Jorge Oliveira

joao paulo disse...

Olha me desculpem mas o povo aqui não faz, nada, isso mesmo não se une para acabar com isso, so vi haver aumento e ai sim nós estudantes mais uma vez, vamos ter que ir para a rua....