terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Lula recebe má notícia de que Alencar não pode mais assumir a vice-presidência, e fica mais refém do PMDB

Vice-presidente José Alencar, que luta há anos contra o câncer, pode deixar o governo Lula

Jorge Serrão

O chefão Lula da Silva foi comunicado ontem à noite, reservada e oficialmente, que seu amigo José Alencar não poderá mais assumir a função de vice-Presidente da República. Aos 77 anos, Alencar luta contra um câncer, e respira com a ajuda de aparelhos. Médicos já avisaram que será muito lenta e difícil sua recuperação, depois da recente cirurgia que demorou 17 horas, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Além de péssima do ponto de vista sentimental, a notícia cria um mega-problema político. Lula ficará ainda mais refém do PMDB, que ocupará as presidências da Câmara e do Senado, conforme tudo indica. Os prováveis eleitos, o deputado Michel Temer e o senador José Sarney se tornam os substitutos eventuais de Lula. Sem o escudeiro Alencar, ficam prejudicadas as viagens de Lula ao exterior.

O Sírio Libanês descreveu a cirurgia de Alencar. "Foi feita a retirada de uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e de 2/3 do ureter. O ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado, com a mesma função de ligar o rim à bexiga". Estas porções (tiradas por ressecção) estavam comprometidas pelo tumor.

Os médicos informaram que retiraram todos os “tumores visíveis”. E acrescentaram: "A complexidade da cirurgia deveu-se, em parte, ao fato do vice-presidente possuir apenas o rim esquerdo". Além disso, os médicos aplicaram uma "quimioterapia hipertérmica". Após a cirurgia de retirada dos órgãos acometidos, um cateter foi introduzido na cavidade peritonial, por onde foi injetada uma solução quimioterápica.

O boletim médico de ontem à tarde informava que Alencar se recuperava bem da cirurgia, respirando por aparelhos e mantendo todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento renal. "Seu estado é estável e os médicos consideram que o paciente está bem, levando-se em conta o tipo de intervenção". Em setembro de 2008, Alencar foi submetido a uma cirurgia para tratar um tumor no abdome. Alerta Total


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: