sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lula diz que EUA usam medidas protecionistas para recuperar economia

 A cacalhada reunida naquele Fórum Social chulé em Belém do Pará (Jonas Pereira)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje a restrição ao aço estrangeiro incluída entre as medidas do Governo americano para recuperar a economia.

"Eu li ontem que o presidente (dos Estados Unidos) Barack Obama decidiu que, nos novos investimentos deles, devem usar só aço da siderúrgica americana. Se isso for verdade, é um equívoco. O protecionismo nesse momento vai agravar a crise, não resolvê-la", disse.

"É importante que os países ricos não esqueçam nunca que foram eles que inventaram essa história de que o comércio poderia fluir livremente pelo mundo. Não é justo que agora, que eles entraram em crise, esqueçam o discurso do livre comércio e passem a ser os protecionistas que nos acusavam de ser", acrescentou Lula no Fórum Social Mundial, em Belém.

O plano de estímulo econômico elaborado pelos americanos exige o uso exclusivo de aço e ferro americano em projetos de infraestrutura.

Lula afirmou que espera que Obama tome as medidas necessárias para recuperar a economia e "não permita que os países pobres paguem por uma crise que não criaram". Agência EFE


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Tibiriçá Ramaglio disse...

Quantas horas os dois neurônios do Lula precisaram confabular para ele conseguir chegar a essa brilhante conclusão?