segunda-feira, 15 de junho de 2009

Novartis se nega a doar vacina contra gripe suína a países pobres

Novartis se nega a salvar vidas: Quando o filho de dono de laboratório morre de uma doença culpa a Deus

O laboratório Novartis afirmou nesta segunda-feira que rejeitará o pedido da OMS (Organização Mundial de Saúde) e não vai distribuir gratuitamente aos países mais pobres a vacina que produziu para combater a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1). A nova gripe levou a organização a declarar pandemia na quinta-feira passada (11) com 29.669 casos confirmados, incluindo 145 mortes.

A declaração foi feita por Daniel Vasella, conselheiro do laboratório, ao jornal "Financial Times". Segundo Vasella, o grupo suíço poderia estudar a possibilidade de reduzir o custo das vacinas para estes países, mas não está disposto a entregar o remédio sem custo algum.

"Se pretendem que a produção [das vacinas] seja sustentável, têm que criar incentivos financeiros", disse Vasella, acrescentando que os próprios países em desenvolvimento ou os países ricos devem pagar pelas vacinas com seus programas de ajuda humanitária.

As palavras do empresário suíço supõe a rejeição, segundo o jornal, do pedido da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que pediu solidariedade das empresas farmacêuticas ao anunciar que a gripe havia atingido caráter de pandemia. Folha Online

Leia mais aqui.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Jorge, acho um pouco precipitada a sua atitude de fazer um julgamento superficial a respeito da conduta desse laboratório. O mundo é capitalista e uma empresa precisa de estímulos para se tornar sustentável. A sua análise tem que ser mais profunda. Respeito a crítica, mas tem que estar mais fundamentada. Senão, seu blog não vai passar de mais um blog ignorante.

Anônimo disse...

Sinceramente, eu tenho que discordar em parte do comentário do nosso amigo Marcos. Eu acredito que realmente é lamentável a que ponto o ser humano pode chegar... laboratórios que deveriam salvar vidas com essas vacinas, como o caso mostrado, preferem lucrar a custa dos países mais miseráveis. Eu me pergunto: se é pra cobrar porque não cobra SOMENTE dos países ricos, e oferece gratuitamente as vacinas para os países pobres? Não consigo entender que "sustentabilidade" é essa! Será que eles não "arrecadariam" dinheiro suficiente desses países ricos? Pra quê tanta mesquinheza? Acho isso uma atitude lamentável de corporações sem o mínimo de ética e escrúpulos... Se é uma pandemia, deve-se cuidar de imediato desse problema, e não buscar enriquecimento em momentos tão vulneráveis aos quais enfretamos. O único aprendizado que fica é que acabamos por conhecer as péssimas atitudes dessas empresas capitalistas e passamos a divulgar o genótipo real de cada uma à comunidade em geral, para que assim o repúdio a elas só aumente. Realmente, é lamentável a que ponto a ganância e a ambição chegam... e até mesmo, a falta de reconhecimento e do sentido da coletividade. Uma pergunta que não queria deixar passar: Será que essas "empresas" reconhecem que alguns de suas "matérias-primas" estão fora de suas áreas limítrofes de atuação? Será que elas não dependem de nada ou de alguém?

Sei que uma empresa depende de estímulos para crescimento, mas acredito que ela não conseguirá se "sustentar" as custas de países que não possuem dinheiro suficiente e onde há um problema em escala crescente. Essa atitude, por mais "normal" que possa parecer para as empresas nesse mundo globalizado traduz apenas o sentido de individualidade.

Fica assim a minha mensagem...