sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Mau uso do cartão corporativo revela a "pontinha do iceberg", diz Heráclito


Cláudio Bernardo / Agência Senado
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) garantiu nesta sexta-feira (8) da tribuna, que as últimas denúncias envolvendo o mau uso dos cartões corporativos por autoridades federais e servidores públicos mostram "apenas a pontinha de um iceberg". E advertiu que, na medida em que o quebra-cabeça for montado, "não sabe onde tudo isso vai parar".
- É obrigação do governo dar todas as explicações que a sociedade exige - cobrou Heráclito Fortes.
Ele chegou a prever que o cartão corporativo "vai passar para a história como o Bolsa-Família dos apaniguados do Palácio do Planalto".
Heráclito Fortes também rechaçou a intenção do governo federal de, a seu ver, tentar confundir a opinião pública com relação ao uso do cartão corporativo, na área federal, com o chamado cartão de débito, usado no estado de São Paulo. Para ele, "são duas situações distintas", já que o cartão paulista, explicou o senador, "tem uso específico em determinadas atividades, e é feito por ordenadores de despesas".
- Mas um suposto erro ocorrido em São Paulo não justifica os erros cometidos com o mau uso dos cartões corporativos em nível federal - avisou Heráclito Fortes.
O parlamentar também aconselhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ser "o guardião e o paladino" do Portal da Transparência, criado pelo próprio presidente, em 2004. O portal divulga, pela Internet, todos os gastos do governo federal.
No entender do senador, Lula não pode recuar e nem ficar sujeito a pressões, "partam de onde partir". Por isso, entende ser fundamental a continuidade da divulgação de todos os gastos do governo.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu o fim dos chamados cartões corporativos, que classificou "de uma "imoralidade", enquanto o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), também em aparte, afirmou que o cartão corporativo, lançado em 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso, "não foi criado para servir a malandragem e a desonestidade".
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: