O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para a próxima quinta-feira uma reunião com o Conselho Político da Coalizão (que reúne todos os presidentes e líderes congressistas dos partidos aliados do governo) para convencer a base aliada a derrubar três propostas aprovadas no Senado e que têm impacto nas contas da Previdência Social e no Tesouro Nacional.
A decisão de convocar o Conselho Político foi tomada durante a tradicional reunião de coordenação política nessa tarde. O governo avalia que as mudanças nas regras do fator previdenciário, que regulamenta a idade mínima para aposentadoria, aprovadas no Senado, podem agravar ainda mais os problemas de déficit na Previdência.
O governo também está preocupado com a vinculação do reajuste do salário mínimo aos benefícios da Previdência. Na avaliação dos principais ministros do presidente, não há previsão de receitas para essas novas despesas e até mesmo a política permanente de reajuste do salário mínimo está comprometida caso a Câmara aprove o projeto votado no Senado.
Lula também demonstrou preocupação com a aprovação da Emenda 29, que regulamenta a aplicação de recursos na Saúde, já que o governo perdeu seu principal fundo de financiamento para o setor, a CPMF.
Para convencer os deputados a derrubarem os projetos, o presidente convocou a reunião do Conselho Político. Caso não consiga convencer sua base, Lula deve vetar as mudanças aprovadas no Senado.
Participaram da reunião de coordenação os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Fazenda, Guido Mantega, da Comunicação Social, Franklin Martins, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Redação Terra
Você já parou para pensar no que realmente é uma crise de pânico?
-
(*) Lêda Lacerda Muitas vezes, quem nunca passou por uma dessas
experiências pode ter dificuldade em compreender a intensidade do que
acontece com a pessoa...
Há 13 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário